lundi 28 février 2022

Réhabilitation - Convento de Nossa Senhora da Piedade


J'ai trouvé intéressant d'apprendre un peu plus sur l'origine d'un ancien couvent devenu centre culturel, dans la ville de Cascais.J'ai aimé connaître l'histoire et le résultat des travaux réhabilitation.

Photo de la ville de Cascais

Cascais est une ville et station balnéaire du Portugal. Elle est située sur le front de l'Océan Atlantique, à 30 kilomètres à l'ouest de la capitale Lisbonne.

Photo de la ville de Cascais

À l'origine de cet édifice, un couvent bâti au XVIe siècle par les Carmélites déchaussées dédié à Notre Dame "Nossa Sra. da Piedade", fait partie du patrimoine religieux et culturel de la ville de Cascais.  
Suite à la suppression des ordres religieux et plusieurs décennies d'abandon, les travaux de réhabilitation menés à bon terme, ont permis à cet ancien couvent d'être reconverti en pôle culturel de la ville.
Situé au centre-ville, Av. Rei Humberto II de Itália, 2750-642 Cascais

Porte de l'église du couvent (image du net)

Façade du centre culturel (ancien couvent) - image du net

Sur les Carmélites Déchaussées, nous lisons que:
"Les frères carmes déchaux partagent avec les sœurs carmélites déchaussées, moniales cloîtrées, le même rythme de prière. S’ils consacrent ainsi deux heures chaque jour à la prière silencieuse, leur mission est plus particulièrement d’annoncer l’Évangile par la prédication à la lumière de la riche tradition spirituelle du Carmel.
Cette congrégation religieuse établie à la fin du XVIe siècle, est née d'une réforme de l'ordre du Carmel. Cette réforme fut d'abord appliquée à des couvents de femmes par sainte Thérèse d'Ávila en 1562. Ensuite la réformatrice, secondée par saint Jean de la Croix, l'introduisit dans les couvents d'hommes. 
Un des signes de la réforme de sainte Thérèse d’Ávila était que les carmes (ne portent plus de chaussures) allaient pieds nus dans des sandales (d'où leur nom)

ÀVOIR ICI  Património de Cascais | Convento de Nossa Senhora da Piedade



"O Convento de Nossa Sra. da Piedade, dos Carmelitas Descalços até à extinção das ordens religiosas em Portugal, foi também habitação familiar durante séculos. As intervenções arqueológicas realizadas na década de 90 do século XX permitiram descobrir as sepulturas e artefactos que ajudaram a datar finalmente e acima de todas as dúvidas, o monumento do século XVII impedindo que desaparecesse da vista e da memória de Cascais. 
Hoje é o Centro Cultural de Cascais, um dos expoentes do Bairro dos Museus de Cascais. 
Câmara Municipal de Cascais | Dezembro de 2020"

"No quarto episódio falamos-lhe das paredes velhas do Convento de Nossa Senhora da Piedade, onde atualmente está instalado o Centro Cultural de Cascais e do segredo que escondem. 
Parcialmente destruído durante o grande terramoto de 1755, o edifício foi transformado em Casa de Veraneio pelo Visconde da Gandarinha e guardou na poeira dos novos tempos um dos mais extraordinários segredos de Cascais… Transportado para o Jardim dos Condes de Castro Guimarães, o painel de azulejos do antigo convento passa despercebido a muita gente. 
Mas naquele recanto encantado, à vista de todos e a comprovar que muitas vezes é no mais óbvio que se encontram as lições mais importantes, fica a prova da filiação hermética de Cascais e sublinha o significado profundo da simbologia alquímica desenvolvida no antigo convento."

13 commentaires:

  1. Gostaria de conhecer.
    Locais e monumentos lindos!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Verdade Catarina, Cascais tem muito para visitar e para admirar
      além da paisagem magnifica, as construções têm embelezado a localidade ao longo dos séculos!

      Supprimer
  2. Bom dia de paz, querida amiga Ângela!
    Amo seu painel com o Padrão do Descobrimento.
    Amei ver o vídeo e como gosto de Santa Teresa de Ávila, nossa Doutora, a que muito amou a Igreja e seu Senhor.
    Cascais tem um jeito bonito de ser referência turística. Amei tudo por lá.
    Não conheci o Convento, que pena!
    Gosto tanto das suas reportagens.
    Tenha dias abençoados de descanso!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Olá amiga Rosélia
      que bom que tenha conhecido esta localidade,
      com boa localização e tudo muito caprichado!
      Junto-me à sua prece, que Deus abençoe os nossos dias
      beijinhos

      Supprimer
  3. Também gostei e achei interessante ver e saber mais . Muito lindo! beijos, chica e ótimo março!

    RépondreSupprimer
  4. Que bela apresentação Angela. Assisti o vídeo em fullscreen e acompanhei os detalhes da restauração e trabalho arqueológico.É muito respeito à memoria e historia para uma decisão de restaurar o convento, que ficou lindo e original. Quando vejo aqui o centro histórico degradado imagino o que se esconde da historia da escravidão. Numa recente escavação para restaurar um casarão e praça ao estilo barroco, foi uma riqueza o que se encontrou Angela. Ótima sua decisão de conhecer e partilhar esta restauração.
    Gostei de conhecer mais uma vez elogio Portugal por buscar sempre a restauração de patrimônios, que ultrapassam as linhas de Portugal.
    Abraços amiga e feliz semana.

    RépondreSupprimer
  5. Bom dia Toninho! obrigada por ter acompanhado o vídeo!
    olhe que pelo Youtube e outras leituras, tenho estudado com muito apreço, alguns dos monumentos das cidades brasileiras
    e Salvador, que riqueza meu Deus! impressionante o que aí foi feito no tempo colonial, pena que não haja maior divulgação até em Portugal,
    (aldeias, cidades, monumentos, quintas, eram edificados no formato que existia em Portugal, e dá ainda para ver as semelhanças nas cidades históricas brasileiras)
    porque afinal tantos portugueses foram para o Brasil, poucos voltaram, deixando famílias que não raramente nunca mais os viram, pelas longas distâncias, pela falta de comunicações e de dinheiro para as viagens, por terem falecido ou por terem reconstruído a sua família no novo território
    Então sim, os vestígios do passado são como livros que se abrem ao nosso olhar, e descrevem as vivências daqueles que nos precederam
    independentemente da cor da sua pela ou da sua condição social, todos foram importantes para a construção das novas comunidades
    Um abraço

    RépondreSupprimer
  6. Bom dia meus queridos amigos do Blogger. Infelizmente estou sem internet em casa, o que fica difícil responder a todos com carinho e atenção. Prometo assim que for possível dar a atenção que vocês merecem. Bom sábado com muita paz e saúde.

    RépondreSupprimer
  7. Ângela!
    Que coisa mais linda.
    Dá vontade de ir conhecer.
    lugar belo.
    Bom domingo.
    cheirinhos
    Rudy

    RépondreSupprimer
  8. Um monumento/Convento que gostava de visitar e conhecer por dentro. Grato pelas magnificas fotos.

    Cumprimentos

    RépondreSupprimer
  9. Une réhabilitation intelligente pour permettre à ce superbe bâtiment de retrouver une nouvelle vie.
    Bonne soirée

    RépondreSupprimer
  10. Obrigado por dar a conhecer a história! Bj

    RépondreSupprimer

Je serais ravie de recevoir vos commentaires. Ils seront moderes avant d etre publies. Merci.