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Je m'interrogeais lorsque je voyais les couples de danseurs qui portent le drapeau symbole de l'école de samba qu'ils représentent. En cherchant à savoir un peu plus, nous apprenons que c'est tout un art que de transporter cet étendard, avec prestige et élégance, dans les règles du carnaval brésilien!
Je vous explique ce que j'ai découvert!
image du net
Chaque école de samba peut disposer de plusieurs couples de Mestre-sala et Porta-bandeira, qui défilent à l'avant des groupes du cortège.
Les écoles de samba portugaises que l'on voit de plus en plus souvent pendant le carnaval et lors des festivals organisés au cours de l'année, elles aussi ont leurs couples mestre-sala et porta-bandeira comme ont peut le découvrir avec le défilé de la ville Figueira da Foz (région centre du Portugal); en voici quelques images:
GRES A Rainha MS&PB @Desfile 3ªFeira Carnaval de Figueira da Foz 2023
Publié par SambaFanPT
Refiro-me à quantidade de explicações que encontramos nos sites da internet..
Emblemáticos do carnaval do Brasil, com a sua arte, em "1938 a fantasia do mestre-sala e da porta-bandeira passou a ser um quesito de julgamento no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. A partir de 1958 o quesito passou a incluir a dança do casal."
Eles compõem o casal de dançarinos que exercem a função de conduzir e apresentar a bandeira de uma escola de samba durante o seu desfile no carnaval, um dos símbolos da apresentação.
Parabéns!!!
Notícias permitem-nos ler que recentemente:
"14/01/2022 — Símbolos das escolas de samba, Mestre-Sala e Porta-bandeira são agora Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
image du net (Brésil)
Os estudos dirigem-se para o período da colonização, quando o carnaval associado à religião cristã, se espalhou no Brasil pelos portugueses.
Nas fazendas e nos palacetes havia bailes e festas de vários géneros, com as chamadas danças de salão, o que passou a acontecer essencialmente depois da chegada da corte ao Rio de Janeiro em 1808.
Os funcionários dos palacetes começaram a imitar os hábitos de lazer e os costumes da nobreza lusitana que se instalou no Brasil-colónia.
Assim as danças copiadas dos salões, deslocaram-se para as ruas... os trajes elaborados e luxuosos, os movimentos das danças entre casais, o requinte dos passos em harmonia com a música, cativou o povo que passou a representá-los no carnava!
images du net (vestuário da nobreza)
Le peuple ayant adopté les danses de salon de la noblesse portugaise du Rio de Janeiro, le maître de cérémonie (mestre-sala) et la porte-drapeau (porta-bandeira) des écoles de samba, vêtus de glamour, d'élégance et de style, deviennent rois et reines le temps d'un carnaval!
Plusieurs sites attribuent à Hilário Jovino Ferreira, la création de ce couple de représentation.
Hilário Jovino Ferreira
Hilário Jovino Ferreira, o Lalau de Ouro (Bahia, 21 de outubro de 1855— Rio de Janeiro, 1 de março de 1933), foi um compositor, letrista e agitador cultural brasileiro, pioneiro do samba e primeiro carnavalesco. Presente em várias manifestações de cultura popular da cidade do Rio de Janeiro, Hilário Jovino Ferreira foi o criador do primeiro rancho de carnaval, o "Rei de Ouros", responsável por apresentar novidades como o enredo, o uso de instrumentos de cordas e de sopro e personagens como o casal de mestre-sala e porta-bandeira, cresceu na Bahia, onde aprendeu música e a cultura afro-descendente (Wikipedia)
Ainda de salientar em outras referências que
"Eles são personagens que existiam em outras manifestações carnavalescas, como os ranchos. O mestre-sala, originalmente, tinha a função de proteger a porta-bandeira, porque havia uma prática entre agremiações rivais de roubar a bandeira da concorrente.."
E que as procissões católicas e as marchas juninas com suas bandeiras foram poderosas fontes de inspiração através do simbolismo que transportavam.
À mesure qu'elle progresse, en portant le drapeau avec grâce, et pour le montrer au mieux au public, la porta-bandeira fait virevolter sa jupe très ample et luxueuse, aux couleurs de son école.
Le mestre-sala, sorte de "chevalier-servant" et "maître de cérémonie", lui sert de protecteur, donc il doit encadrer sa partenaire et tourner autour d'elle en adaptant sa chorégraphie et sa prestance personnelles!
Et comme il se doit les pas de danse du couple doivent être faits en harmonie, avec quelques marques de séduction. Au Brésil:
SALGUEIRO - casal mestre-sala e porta-bandeira carnaval 2022
Publié par Portal do Samba
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