Blog en pause pour une courte période. A très bientôt. Merci

Caros amigos e amigas, trata-se de uma pausa deste blog, até breve. Obrigada

Blog sur le Portugal

Voyages, actualites, histoire, culture, faits divers, images du Portugal, photos, regards sur le monde portugais, et la lusofonie, à decouvrir ou à redecouvrir.

(o tradutor à direita da página poderá contribuir para uma melhor compreensão dos textos; muito obrigada)

mardi 29 mars 2022

Un monument, le monastère Mosteiro de Coz

...
À la fin du XIe siècle, un nouvel ordre monastique voit le jour en Bourgogne (aujourd'hui région de France) : celui des Cisterciens, qui s’étend rapidement dans les autres pays d'Europe,
Ainsi les Cisterciens s'implantent au Portugal au XIIe siècle.

les beaux azulejos do monastère de Coz  (image du net)

Le monastère cistercien de Santa Maria de Coz fait partie des monastères cisterciens féminins au Portugal.
On date sa fondation du XIIe siècle. Au cours des siècles suivants, il a bénéficié d'importants travaux d'architecture, et a été considéré comme l'un des plus riches de cette ordre.
Les récents travaux de réhabilitation ont permis de conserver une bonne partie des anciens bâtiments qui avaient été habités par les anciennes soeurs.

Mosteiro de Santa Maria de Cós:

"Destinado a monjas cistercienses, o Mosteiro terá sido fundado já nos finais do século XII, ou, mais provavelmente, no início do século XIII, para receber mulheres desejosas de levarem uma vida santa sob a regra de São Bento e observâncias de Cister. 
A menção mais antiga da sua existência remonta ao ano de 1241. A primeira abadessa cujo nome se conhece chamava-se D. Maria Peres, e vem referida num documento datado de 1337..."

Do majestoso  conjunto, muito se perdeu com a catástrofe do terramoto de 1755 que destruiu grande parte de Lisboa, mas também muitos edifícios de várias zonas do país. Por outro lado, a extinção das Ordens Religiosas em 1834, deu origem ao abandono, saques, e ocupações desordenadas dos espaços religiosos e conventuais. 

Regardons les jolies images de l'intérieur de l'église du monastère, dont les chefs d'oeuvre décoratifs ont résisté à l'usure des siècles,

À VOIR  ICI  Coleção: Alcobaça - Visitas na minha terra: Mosteiro de Coz
Publié par Município de Alcobaça . 10 août 2020 

Coleção: Alcobaça - Visitas na minha terra: Mosteiro de Coz MOSTEIRO DE COZ - UM TESOURO A DESCOBRIR 
- A 10 km de Alcobaça situa-se Coz, uma das antigas povoações dos Coutos de Alcobaça, rodeada de férteis campos agrícolas e de antigas florestas. Aqui ganhou forma, no século XIII uma comunidade de religiosas cisterciense. 
No século XVI, o Mosteiro de Santa Maria de Coz tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos desta ordem, em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza dessa comunidade. Na igreja abacial, dividida por uma grade de clausura em talha dourada, destaque para o coro das monjas, com um belíssimo portal manuelino de fundo e o cadeiral executado entre o final do século XVII e o início do XVIII. Entre as pinturas, é de destacar o trabalho de Josefa de Óbidos.

"..O facto é que hoje os dois grafismos coexistem, algo erradamente portanto. Porém a nível oficial a designação correcta deverá ser “Cós” e não “Coz”..."

http://bazardasmonjas.blogspot.com/2007/06/cs-ou-coz.html


Les monastères de Alcobaça fondé au XIIe siècle par le roi Alphonse Ier , à voir ICI et celui de Coz, forment un ensemble monumental très représentatif de l'ordre de Cister au Portugal.

..

5 commentaires:

  1. Olá, Angela, que belíssima postagem sobre o Mosteiro de Coz, a Arte Sacra é maravilhosa, e esses azulejos famosos de Portugal devem ser conhecidos no mundo inteiro, creio. Ou quase. Maravilhosa a Igreja, o altar central é magnífico!
    Adorei essa postagem.
    Uma ótima semana pra você, com saúde, alegria e esperança!
    Um beijo.

    RépondreSupprimer
  2. Amo Mosteiros e foi uma pena eu ter ido aí e não ter conhecido nenhum.
    Tudo num mosteiro é impar, me refaz, é mística pura.
    O canto gregoriano é de uma leveza e paz impressionante.
    Onde frequento ainda tem a roda de passar as coisas e a grade como símbolo da clausura.
    As celas, os arcos e os ofícios divinos... Tudo é de uma solene espiritualidade.
    Muito obrigada pelo post tão lindo.
    Os circenses são rígidos, trabalhadores e de muitos dons.
    Tenha dias abençoados,querida amiga Ângela!
    Beijinhos

    RépondreSupprimer
  3. Ainda não conheço!
    Obrigado pela partilha...bj

    RépondreSupprimer
  4. Un magnifique monument....les murs entiers couverts d'azulejos sont somptueux
    Bonne soirée

    RépondreSupprimer
  5. Estive lá numa visita de estudo. Contaram-lhe a origem da frase, "São favas contadas" Eu tenho uma fava como recordação da história.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    RépondreSupprimer

Je serais ravie de recevoir vos commentaires. Ils seront moderes avant d etre publies. Merci.